28 outubro 2012

O cego á beira da estrada - hoje

O cego Batimeu que vivia sentado à beira da estrada.
 Quando ouviu dizer que toda aquela movimentação à saída de Jericó era devida á presença de Jesus, começou a implorar em altos gritos «Jesus,filho de David,tem piedade de mim ».Repreendiam-no para que se calasse,mas ele cada vez gritava mais.«Filho de David,tem piedade de mim». Jesus então parou e disse: chamai-o ! Chamaram o cego e disseram-lhe : coragem,levanta-te. que ele está a chamar por ti. Ele atirou fora a capa ,deu um salto e foi ao encontro de Jesus que lhe perguntou:«Que queres que eu te faça ?» O cego respondeu :«Que eu veja,Mestre» Respondeu-lhe Jesus:«Vai, que a tua fé te salvou» .Logo ele recuperou a vista e começou a seguir Jesus na estrada-
-do Evangelho deSÃO  MARCOS, 14, 46-52
 Este cego que,à beira da estrada, gritou quanto podia e contra toda a conveniência que o mandava calar, pedindo a misericórdia de Deus através da amorosa comiseração de Jesus, é para mim uma das figuras mais pungentes de toda a imagética dos evangelhos. Sou eu, são todos os que só por um acaso assim poderão encontrar-se com Deus e falar-lhe, não só do que sofrem.mas também de como o esperam nas suas vidas, longamente, confiadamente... É o nosso grito por aí a ecoar nas beiras das estradas deste nosso mundo de agora ! ! !
Para os que não entenderem isto não sei se haverá outras estradas...

Sem comentários: