17 outubro 2012

Dia dos Sem-Abrigo

Na minha qualidade de professora de literatura do meu país e sendo particularmente eterna apaixonada por CAMÕES, sinto sempre como o picar de um espinho no coração quandotenho que dizer a um aluno que naquele belo túmulo existente nos Jerónimos, pode haver ossadas de toda e qualquer pessoa, menos de Camões, visto que, não se sabendo onde o seu criado jau o terá sepultado quando ele morreu e sabendo-se, ainda para mais, que o terramoto de 1755 remexeu vigorosamente os cemitérios, ficou assim para sempre perdida a possível localização do que reste do corpo do poeta. Mas este não é um caso único, sendo apenas o mais clamoroso da nossa História da Literatura.
 E porque me assalta esta memória, hoje, dia qualquer de um outubro qualquer ?
Porque os noticiários matinais me anunciaram que, sendo hoje o Dia Mundial dos Sem-Abrigo, seria celebrada uma missa por alma das quase duas mil pessoas que a Santa Casa da Misericórdia até agora acompanhou misericordiosamente á sepultura, por morrerem sem ninguém que aparecesse a reclamar a sua pertença... É tão cruel este  não ser de ninguém , e faz-nos imaginar o que se teria passado numa vida que termina assim. SOLIDÃO !
Disse-me o senhor prior da minha paróquia .« solidão é uma doença ».E concluo eu .PODE MORRER-SE DESSA DOENÇA.

Sem comentários: