20 janeiro 2013

Domingo Comum

...e hoje é dia seguinte, domingo,por sinal. As borrascas saíram de Lisboa e circulam aqui e ali, mais pela orla costeira´`a boa maneira burguesa... Pois se é domingo não haviam de  sair ? 
Estes costumes " weekendistas" obrigatórios  não nasceram  comigo, nem no meu tempo. Por isso haverá sempre quem estranhe uma certa ironia e até acrimónia minha, quando falo disto. Fui criada, fiz-me gente, ainda namorei e só por alturas de casar começámos lá em casa, primeiro  na dos pais e depois na minha, a interiorizar e a dar incipientes formas a isto que "apareceu" nas nossas vidas chamado fim.de.semana.  Foi, foi ! Uma das novidades . consequência da Guerra, tal como as meias de vidro. a roupa interior de nylon. o detergente em pó para lavar loiça, etc., tudo comodidades e muita apreensão de costumes de outros povos... E depois introduziu.se nisto dos fins de semana muita novidade e   reconhecimento político, o que,como sabemos, em certas matérias resultou salutar e se instalou onde não era conhecido, mas noutras se aliou a coisas complexas que têm tido dificuldades em vários terrenos.
Mas o povo cristão, cumpridor do seu  Dia do Senhor, esse que nunca deveria prescindir das suas únicas horas livres semanais para se dedicar amplamente e por todos os meios possíveis a glorificar o seu Deus sem se entregar a qualquer tipo de trabalho remunerável ,como entra ele nesta forma de entender o dia de pausa ?E é apenas  UM dia, não dois ou três  como o tal fim-de-semana.
Hoje o nosso Evangelho leva-nos até ás Bodas de Caná. Era uma festa. E tudo o que se ali passou nos leva a nós a imaginar o efeito que teria tido hoje em dia tal sucesso,nessas .espantosas bodas que por  aí se fazem. Foi porém a serenidade,a não ostentação,que fizeram daquele vinho novo um espanto, uma espécie de aliança para sempre. E depois aquele imposssível de esquecer FAÇAM TUDO COMO ELE VOS DISSER...

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei de ler este seu post... nos dias de hoje de facto vivemos os fins de semana como um dado adquirido... um bj vera
www.Veraguedes.com