20 novembro 2012

SELMA LAGERLOF

Numa das minhas leituras de jornais matinais acabo de ler que hoje seria de festejar o aniversário de Selma Lagerlof e não houve maneira ( nem razão) para calar um tumulto de recordações que o nome dessa escritora sueca veio agitar na minha memória. Ela viveu nas duas 2ª e 1ª metades respectivamente dos séculos XIX e XX  e em 1909 recebeu o prémio Nobel da Literatura.Tem uma numerosa produção literária mas, quanto a mim, a sua enorme glória foi A viagem maravilhosa de Niels Olgersson um infanto-juvenil que preencheu de sonhos umas férias grandes, em S.Pedro de Moel, teria eu cerca de 14 ou 15 anos. As férias em S.Pedro eram por si  mesmas a abertura para aquele imenso  mar cuja ausência de limites me sugestionava e estimulava as ambições de liberdade em mim inatas, o piar das gaivotas nas manhãs tapadas de nevoeiro, o aroma dos pinhais a enrolar-se na maresia...e os gansos do Niels Olgersson a rasgarem horizontes sobre um mundo a descobrir... Foi de não poder esquecer nunca! Lamento quando aos meus jovens alunos de agora não seja aconselhada a leitura desta extraordinária autora cuja obra e o seu visionamento nórdico só enriquece o panorama  europeu da literatura.

1 comentário:

Carlos Alves disse...

Minha querida amiga,
Quem, como eu, teve o prazer de ler o livro que publicou sob o título "Viver" pode asseverar quão maravilhosa e "fantástica" teria sido essa adolescência que viveu, naqueles verões, com aquele Avô (e avó). Deles e daquele livro quase se poderia pintar um quadro com as palavras com descreve a sua perfeita união, no final do capítulo que à adolescência dedica.
Que bom é ser amigo de pessoas "tão ricas".