25 março 2011

Romeu e Julieta

Como me foi surpreendente, no meio deste ramerrão diário da minha vida actual, ver-me quase por magia sentada numa plateia, a meio da tarde, em dia nem feriado,nem domingo, a assistir quase de novo comovida como aos dezoito anos, ao dramático desenrolar daquele amor paradigmático de Julieta e Romeu ! Desta vez foi em forma de bailado ( Companhia Nacional de Bailado ), um recital especialmente organizado para fins culturais, sendo a bailarina - Julieta uma perfeita imagem da pureza, da delicadeza, da frescura e ingenuidade exigíveis `a sua representação. Todos os bailarinos, aliás,eram de um nível muito bom, mas ela excedia-os isso é inegável. Também esplêndido, perfeito, era o guarda-roupa de todos os intervenientes (séc.XVI)
Dos meus contactos com as traduções deste drama de Shakespeare em peças musicais, creio que de uma ópera de Gounot a fantásticas sinfonias com corais excelentes, de Tchaikowsky e também, segundo julgo lembrar-me de Berlioz, até este bailado de Prokofief, tenho guardado sempre recordações plenas de encanto, pois às peças associo locais,e pessoas, para além do envolvimento sempre poderoso da história. Tive mesmo oportunidade de ir a Verona e imaginar in loco aquele namoro exaltado... Pois esta minha surpresa de agora agitou memórias e ofereceu-me uma actualidade que me fizeram feliz ! Tudo porque um simples gesto de amizade vem até nós,ás vezes mesmo no momento em que mais precisamos dele...

1 comentário:

E.M disse...

Tive o previlégio de assistir também ao espectáculo, do qual gostei também muito.
Mas do que eu mais gostei, sinceramente, foi rever a autora deste blog e partilhar, com ela, e com outras amigas um bocadinho da tarde.