01 março 2011

Tudo o que eu sei, tudo o que eu faço...

Dizia-me há dias alguém que o que deixo escrito neste SINESTESIAS enveredou definitivamente pelo caminho religioso,quase místico, e que estou assim perdendo leitores, uns porque não estão dispostos a ir por aí , outros porque deixaram de achar estimulantes quaisquer observações ou interpretações que eu expusesse por virem sempre iluminadas por uma certa monotonia de conceitos subjacentes. Pelo menos fiquei contente por falarem em "conceitos" e não em "preconceitos", porque na verdade a minha forma de ver o Mundo e os mundos não é mesmo preconceituosa. E não escolhi nenhum trilho para a ele me limitar. Reconheço que houve uma deriva no caminho que aqui encetei há cerca de cinco anos mas isso é apenas uma consequência e não uma escolha. Consequência da progressão do meu "estar na Vida", consequência da natural cada vez maior tendência para a interiorização, por sua vez também consequência da cada vez menor socialização, das cada vez mais extensas horas de solidão. Porque todos sabemos que uma coisa é pensar a VIDA e outra coisa é vivê-la.
Acredito que poucos terão entendimento para, em teoria, reconhecerem como se vive aquela a que se convencionou chamar "a terceira idade", e por isso não entendam os prazeres do silêncio, do sossego, daquilo a que podemos chamar o nosso canto, com alguns inerentes confortos que quase apenas o são para essa idade, ambientes tão propícios a olhar- se de uma maneira que vai mais ao fundo das coisas e nos eleva a nós para mais alto ( atrevo-me a dizer mais espiritual ).
´É então nessa época que entendemos a FÉ, essa mesmo, que sempre professámos e praticámos, mas que , neste novo modo de estar, como que se nos revela com outra nitidez.
Creio bem que foi esta a explicação que dei a quem me interpelou por causa da natureza dos meus posts, e também,( fazendo-se eco de julgamentos mal informados)por causa da carinhosa presença da minha paróquia em minha casa, por intermédio de senhoras voluntárias e até mesmo, menos a miúde, de alguns padres,já amigos, de cujos trabalhos universitários até vou sendo posta ao corrente. É agora e por tudo isto que rezo com profunda convicção uma pequena oração que me foi oferecida por um aluno especial de Português, um sacerdote de SCHOENSTADT, de nacionalidade peruana que fora colocado no nosso país, isto, há cerca de uns já dez anos.
Oração

O meu lar é o teu Santuário
onde Tu actuas para a glória do Pai.
Aí Ele transforma todo o meu ser
em sacrário predilecto da Trindade
onde arde sempre a luz do Santíssimo
e a chama do Amor nunca se extingue.
Tudo o que eu sou, tudo o que eu tenho,
tudo o que eu sei, tudo o que eu faço,
eu o deposito a teus pés
para fonte santa da tua glória!
Amen

1 comentário:

ENTENDER DO RISCADO disse...

Que interessante!
Eu sei muito bem o que sentes... sinto-me também da mesma forma... creio que é para isto que temos a oportunidade de envelhecer; para nos conhecermos melhor; para termos a chance de crescer, agora sim, espiritualmente.
Apesar de não ser católica, também posto algumas coisinhas sobre minha reflexão espiritual. E isto é muito importante para mim!
Os qe estão à minha volta, se presetarem atenção, terão a chance de me conhecerem um pouqinho mais e saberem qual é o meu momento...
Penso que um blog serve, também para isto...
Sempre gosto do que escreves!