10 julho 2006

Neste fim de semana, o convívio de amigos. Surpreendente foi o dizerem-me que encontram no que escrevo, inclusive no que já publiquei, uma tónica dominante acentuadamente mística !
Esta espécie de rotulagem foi-me dada por pessoas muito diferentes entre si e que eu sei que me lêem com "olhos" também muito diferentes.
Se isto é então verdade, é algo que me ultrapassa, porque eu não escrevo senão com a intenção de me libertar.Era o Freud que dizia que o peso de uma" culpa" não desaparece enquanto a não verbalizarmos...
E pergunto-me se, para além do que julgamos conhecer de nós, ainda existe um "mais fundo" um "mais íntimo", nunca confessado, que se nos escapa quando não estamos de sobreaviso...?
É pois preciso estar muito mais atenta !
Temo realmente que essas observações que me fizeram os meus amigos tenham vindo roubar a naturalidade da sensação de evasão que o escrever me proporciona.
Sinto-me agora enleada no medo da revelação de coisas que afinal nem eu ainda sei de mim...
Mas sei , isso sei, que não há que confundir fé com misticismo.

Sem comentários: