24 junho 2012

SÃO JOÃO

Uma vez mais, domingo! Dizia-me uma leitora "malgré tout" : mas  porque escreve sempre ao domingo, sempre sobre as missas e os evangelhos, e não escolhe a semana, para falar de outras coisas da nossa vida?  Pois não lhe soube responder senão com a desculpa da falta de tempo nos dias de semana. Falar-lhe do meu fascínio por aquela forma de literatura que encontro nos evangelhos e livros sagrados parecer-lhe-ia um pretenciosismo. Falar-lhe da minha/devoção/curiosidade/paixão por Jesus-pessoa e Jesus-filho de Deus, falar-lhe de como entendo a Santíssima Trindade pelo que faz em mim o Espírito Santo, a ela que nem sequer aceita a existência de Deus, parecer-lhe-ia pura beatice que a afastaria de mim, o que seria a última coisa que eu queria... Pelo menos, assim, lá me irá lendo... E como é inteligente, eu posso ir cultivando uma pretensiosa esperança de estar a fazer uma certa espécie de evangelização. Feita a introdução...
Vamos pois hoje festejar o dia de anos do nosso São João (dom de Deus), aquele bom gigante que  tão perto esteve de Jesus, pelo parentesco, pela admiração (não serei digno nem de apertar-lhe as correias das sandálias), pela  apresentação através do baptismo, pela sua luta sempre moralizante que acabaria por levá-lo à morte, pelos seus brados no deserto... Milhares de anos volvidos, quem sabe o eco desses brados não poderá ainda trazer até os nossos dias a ressonância desse anúncio de um JESUS de cuja presença entre nós, estamos precisando cada dia mais ?...

Sem comentários: