12 agosto 2011

Regresso



Tempo para partir e tempo para regressar...Parafraseando quem, dos tempos de que dispomos, reuniu pontos e contrapontos, qual metrónomo a marcar os compassos desta sinfonia das nossas vidas, o meu tempo de regressar foi este agora.E sempre regresso com prazer, com tal prazer ,que chego a perguntar-me se terá valido a pena partir...
Claro que sim, que ideia !!! Estou a adivinhar o coro dos meus amigos que sempre me acham exageradamente claustromaníaca. Pois ! Estive nada menos do que 18 dias rodeada de "multidões" de seres que desdobraram à minha frente a mais variada e desconcertante panorâmica humana que eu nunca tinha pensado vir a poder observar, em tão curtos espaços de tempo e de localização. Hospedada onde desde há muitos anos sou confortavelmente recebida em épocas de procura de descanso mais espiritual que físico , percebi agora, passado algum tempo de não frequência, que as potentes agências de viagem deste mundo global que habitamos devem ter descoberto aquele ideal centro de repouso , ou não fosse ele obra final apuradíssima de religiosas atentas e delicadíssimas, e então trazem para ali dezenas, centenas de gentes do mundo, desde o Japão ao Brasil, Colômbia e México, passando pelas Ilhas Maurícias, as da Reunião e Canárias e escoando-se pela Galiza, a deslisar em todo oPortugal nortenho, transmontano ou beirão. Como vêm e permanecem alguns dias, são na sua maioria jovens e alegres e acima de tudo se mostram felizes, facilmente se estabelecem contactos atrás de trocas de sorrisos, nas várias salas de encontros, e de cerimoniosas mesuras da parte dos japoneses que sempre as fazem às pessoas mais velhas, mesmo num rápido cruzamento de corredor. Foi pois um mundo repleto de informações aquilo em que se transformaram o que eu esperava serem as minhas calmas e piedosas férias, e isso fez-me regressar desejando agora poder parar para pôr tudo isto em ordem no meu arquivo de memórias .E que bom vir reencontrar a minha paz tendo agora como acessório o tranquilizante pousar do olhar no sono de total relaxamento do meu gato que, desde que regressei ,não me deixa sózinha nem por um momento!

Sem comentários: