02 fevereiro 2009

Senhora das Candeias

...Se chora, está o Inverno fora; se rir, está para vir.
Esta sabedoria meteorológica de que dependem quase sempre as várias étapas das tarefas rurais, é uma das fontes tradicionais que mais prazer me dá consultar e...usar !
Dia da Senhora das Candeias... Como é que um rasto de luz, tão belo na sua simbologia cristã, chegou até à convicção popular de que a fertilidade da terra se acertaria com as bençãos desta sua presença ou ausência...? « Eu sou a Luz do Mundo »... Somos um povo que o sabe.

2 comentários:

Joana disse...

Sem dúvida. :)))))))))))))))



E saber (do Latim SAPERE) é antes de mais 'saborear', como o faço tantas vezes por cá.

Jinhos.

Anónimo disse...

foi com grande surpresa que abri o seu Blogge. Não sei se se vai lembrar de mim. O meu nome é Maria de Lurdes Amaro e fui secretária da Dra Fernanda Cardoso SEF. Neste momento vivo em Braga e imagine estou a preparar a festa do Crisma(coordeno a catequese da freguesia de Nogueira, onde resido em Braga)e ao procurar os Dons do Espirito Santo, aparece-me o seu Blogue. Gostei mesmo muito e vou ser uma leitora assidua. Um grande beijinho. M de Lurdes Amaro.