29 maio 2013

Este é o escritor MIA COUTO.
Sou sua "fã" entusiasta desde o seu primeiro livro que me veio ter às mãos e se chama  MARMEQUER.
Agora  foi-lhe atribuído o PRÉMIO  CAMÕES deste ano .Estou cada vez mais convencida do acerto das escolhas que faço em matéria de autores, visto que , na longa lista dos  "já lidos " ou  "estudados" quer por simples prazer ou curiosidade interessada, quer por interesse pedagógico - profissional, nessa lista, repito, estão todos aqueles que estes júris luso-brasileiros vêm premiando como os melhores desde o ano de 1988 se me não engano. Sei que o primeiro foi o " meu grande amor" MIGUEL TORGA  e daí para a frente, SOPHIA, Jorge AMADO. EDUARDO LOURENÇO. UBALDO RIBEIRO. MARIA VELHO DA COSTA, AGUSTINA, e mais. e mais, cada um por sua particularidade.... E este Mia Couto, qual foi o seu "isco" para me prender tanto assim ? Sem dúvida nenhuma a extraordinária criação de uma língua portuguesa colorida das mais inesperadas deambulações que ao autor chegam como marcas do seu Moçambique falante ou adaptações de sonorizações ( tipo onomatopeias ) também vozear da sua terra .De tudo isto resulta uma alegria na prosa, na língua, e uma dinâmica que não encontrei nunca em mais ninguém. Este é de facto um prémio de excelência, para mim na maravilha do amor a uma língua que se ama e se vê "enfeitada" mas não  adulterada. Por tudo isto, fiquei feliz com a atribuição deste prémio e vou dizer isso a quem me quiser ouvir...
e

Sem comentários: