02 fevereiro 2013

O ERASMUS e ESTUDAR HOJE

Mesmo que não quisessemos, a efervescência política que grassa por todo o nosso país arrasta-nos e somos quase subjugados por ela,em todas as vertentes que constituem, no seu conjunto, o quadro que emoldura e talha todos os nossos comportamentos cívicos. Pela parte que me toca, embora tenha passsado os últimos vinte anos da minha vida activa como Funcionária Pública, o que mais me faz vibrar é ainda o que se passa na Educação pois tenho vivido desde a minha infância a querer ser e gostar de ser alguém que "ensina", o que para mim quer dizer ajudar outros a saber pelo menos tanto quanto eu sei seja lá do que fôr... Tive,graças a Deus, tantos, tantos alunos de tanta tanta coisa !  Claro que para poder fazer isso tive que estudar sempre e também que ser instruida por professores vários dos quais não esqueci nenhum, desde a "menina" que me dizia « se não fizeres a conta. vais ficar burra para sempre» ! até ao oficial inglês cujo nome esqueci, mas me ofereceu uma  bonita écharpe branca, porque dizia ele que o total preto da minha roupa de viúva, então, ali,em Inglaterra ,era demasiado chocante. Sempre me fez um pouquinho de inveja aquela capacidade de São João Bosco para numa época  políticamente pouco propícia conseguir reunir jovens aos seus "oratórios" e lançar assim uma tão forte e completa linha de educação...E ,por muitas e desvairadas razões estou agora muito sobresaltada com o que está a passar-se nas Escolas todas, grandes e pequenas, infantis ou superiores. Pelo meu "patamar" de prática e de idade estou evidentemente  mais próxima dos estudantes maiores e dos professores ainda maiores. Os cursos superiores estão a ser sacudidos por  alguns inacreditáveis vendavais e aqueles alunos que vou perdendo por passarem a esse outro escalão vão receosos, o que nunca acontecia  noutro tempo. Há no entanto possibilidades muito interessantes, como essa das internacionalizações, Começam com o que está definitivamente conhecido por ERASMUS   e lá vão eles ou cá chegam eles ainda receosos mas ao mesmo tempo com um enorme estímulo para uma vida sobre si mesmos que começarão depois na prática independente e segura.Assim vai ser com a minha ex-aluna MARIA que ontem veio cá dizer.me adeus antes da sua  partida para a BÉLGICA ( LOVAINA). O seu «erasmus» é em HISTÓRIA DE ARTE, e ela quer muito especializar-se. passar à fotografia, crescer com trunfos que a enchem de sonhos e prazer. Para mim é a VIDA, Que eu quero que ganhe as forças todas suficientes para que estes jovens derrotem o medo que, por agora, paira quando se quer olhar para o futuro...Para que ,depois de serem forçados a  fazerem estas infernais CONTAS de agora, não possa nenhuma professorinha dizer.lhes que vão « ficar burros para sempre»...

Sem comentários: