29 abril 2012

A Pedra Angular

' ...«a pedra desprezada por vós, os construtores, é a .que veio a tornar-se pedra angular»...segundo o relato de uma pregação de S.Pedro, em Actos dos Apóstolos,4.Também foi associado a esta afirmação o Salmo 117/18  que desenvolve o refrão «A pedra que rejeitaram os construtores tornou-se pedra angular ».
Sabendo todos nós sobejamente como era correntio o uso da metáfora  na coisa escrita e falada ( pergunto aos estudiosos qual influenciava qual ), desde sempre soubemos quem eram os construtores e quem era a pedra angular. Curioso é que uma ideia tão dura _ a construção em pedra_ tenha sido trazida a constituir o "bloco"de leituras da liturgia de celebração da mais doce e suave imagem de Jesus :O Bom Pastor.
Quisera ser arquitecto para saber de ciência própria qual a importância incontornável da pedra angular em qualquer construção, mas pelo que me é dado adivinhar e pelo que tive oportunidade de ver em Israel do aspecto seguro e sólido das suas construções sempre em pedra, presumo que ser uma das ovelhas deste Bom Pastor é a mais segura de todas as seguranças que o nosso fraco e até periclitante processo de Fé pode encontrar. E do desprezo dos "construtores" sempre encontraremos inefáveis consolações...



Sem comentários: