21 abril 2012

MÚSICA

Não sei se ao longo de todo este meu desfiar de desabafos, memórias, gostos e convicções terei reportado alguma vez o meu gosto pela música. Tão intenso e tão complementar que direi mesmo, sem medo de exagerar, que não teria sabido viver até hoje sem ela e,se me for dado viver muito mais tempo, continuarei adicta a ela, cada vez mais talvez, em razão das minhas solidões e consequentes carências cada vez mais "carentes". Que música ? parece-me já estar a ouvir perguntar por alguém que acaso me leia. Pois  TODA a música. Creio que isto me veio por via da minha Mãe que, embora custe a acreditar, me ensinou pequeninas canções ainda antes dos meus cinco (5) anos e as cantava comigo a qualquer pretexto ou mesmo sem pretexto nenhum... Até com letras em francês ! ! ! Era um prazer, uma festa... Fui crescendo e cantando na igreja, nos corais dos colégios, nas brincadeiras com amigos, até que se chegou ao dia em que o meu Pai perguntou porquê não ir estudar "outra" música com uma professora de piano...Teria  os meus doze, catorze anos... Já era tarde para esse aprendizado e foi um enorme desaire. Odiava o solfejo, não aprendia a "ler" as músicas e só queria tocá-las de ouvido. Aprendi, devorei toda a História da Música e as vidas dos grandes músicos. Levaram-me a concertos fabulosos e a muitas óperas. E, a certa altura entrou também o Bailado a complementar o meu cultivo musical. Só que eu cresci  e fiz-me apenas uma apaixonada , uma estudiosa. Já mulher, já  licenciada, já casada, fui membro de uma chamada Juventude Musical onde adquiri ainda mais conhecimentos teóricos complementados com assídua frequência  de concertos e óperas. Por outro lado as musiquinhas populares, regionais e outras em sucessivas modas no teatro ou cinema eram a alegria do dia a dia, do trabalho, dos passeios,dos acontecimentos sociais...Tivéramos discos, depois telefonias e por fim as televisões, tudo a envolver a nossa vida de músicas que se foram colando a coisas das nossas vidas.: um exame, uma viagem, um casamento. uma Guerra ,outra guerra...uma Revolução...E  é deste desfile de coisas vividas que eu recolho uma enorme emoção ao ouvir certas músicas e...choro ! É assim como um sacudir de sentimentos, às vezes manso, outras vezes em turbilhão...Curioso ...Houve há dias um serão de beneficência em que a televisão foi transmissora para mim de uma situação emocional dessas. Mas, conhecedores todos nós da situação angustiante em que se encontra o país, houve cantores que souberam "brincar" com o que é triste,de uma maneira tal que essa sua música será das tais que ficará par sempre "colada" a esta fase das nossas recordações. Brincavam eles :
quero um emprego bom,bom,bom,JÁ,JÁ,JÁ.. E naquele conjunto de músicas e palavras tão emocionantes quão marcantes de tempos diversos, estes foram os "novos" que me levaram a cantar com eles aqui,no recanto dos meus silêncios, com as lágrimas a quererem saltar-me dos olhos... A Música é isto que faz !

Sem comentários: