12 janeiro 2012

O feio e a beleza

Preciso de perguntar às minhas eis-alunas que vão sendo umas senhoras e se transformaram em amigas jovens e também a alguns dos rapazes ("doutores" ou "engenheiros" em formação ) que me mandam e-mails e boas-festas e coisas assim, que coisa é mesmo ,hoje e agora ,ser "moderno".Não estou a pensar em "escolas"que flutuam entre o artístico e o sociológico, entre o ideológico e o político-social, entre o científico e o empírico. Estou muito simplesmente e muito terra-a-terra a PRECISAR de compreender que praga ou que mau agoiro caiu sobre a BELEZA para que todas as escolhas recaiam sobre o feio ou horrível. desde os brinquedos de criança até às produções dos que reconhecemos artistas em diversíssimos ramos, passando pelas roupas, os cabelos, as atitudes e... as palavras ! ?Será realmente preciso escrever com todas as letras os mais indecentes palavrões ao descrever ou contar uma estória como muitas outras, só que a borbulhar como um esgoto entupido graças à baixeza dos vocábulos escolhidos para contá-la ? Será que um grupo de rapazes ou raparigas sãos e escorreitos que resolveram fazer música em conjunto se sentem mais felizes com a produção de uns sons entrechocados sem vislumbres de qualquer melodia, do que se todo aquele "barulho" fosse algo mais do que isso mesmo, ritmado e alegremente são e escorreito como eles próprios não querem sentir que o são ?
Tenho há alguns anos um interessantíssimo "tratado" do UMBERTO ECCO sobre a História do Feio que me levou a compreender porque quase é necessário adaptarmo-nos à existência da fealdade do mundo e como e quais e quantas têm sido ao longo da História as adesões e as reacções do Homem às suas expressões artísticas ou não.«Porém estas e estes meus futuros doutores, músicos, cientistas, economistas, professores, não fazem já parte daquilo que o ECCO investigou.E depois vem alnda a pergunta : é "moderno" ser feio ? Porquê ?
E para grande consolação da minha alma, tenho de MIA COUTO esta afirmaçâo:A Beleza tem qualqer coisa de religioso : é ela que nos religa às coisas.

Nota - O verbo latino religare é que está na origem da palavra religião.
ao

1 comentário:

Anónimo disse...

Definitivamente GOSTO MESMO do modo de MIA COUTO olhar as coisas... ele põe magia no que escreve...

Um grande beijinho e um bom ano
Vera