01 maio 2011

1 de MAIO

Decididamente já não vão chegando os 365 dias do ano para cada um ser votivo a uma intenção, uma ideia, uma pessoa... A ONU desmultiplica-se a motivar-nos para melhor tratarmos um sem número de coisas muito válidas, mas às vezes acontece que outros já tinham chegado primeiro àquele mesmo dia que ela escolhe para uma sua celebração e então lá ficamos com duas ou três intenções a "acotovelarem-se" num só dia, porque há que contar com os dias santos e com os dias nacionais, pelo menos...
Assim acontece hoje. É o 1º de Maio, dia do Trabalhador. É o 1º domingo de Maio, dia da Mãe. É o 1ºde Maio dia de São José Operário. É o 1º de Maio dia da beatificação de João Paulo II. Isto sou eu a contar só aquilo que sei, que me toca,que vem ter comigo, ou porque sempre soube, ou porque fui aprendendo. Habituei-me com dificuldade a mudar a data de festejar a Mãe,do dia 8 de Dezembro para o 1º de Maio, dia em que já aprendera, havia muitos anos, a festejar aquela faceta de São José, não como o Pai do dia 19 de Março, mas também como aquele que ensinara a Jesus e aos Homens a santidade do trabalho. Pela via,toda outra, das desigualdades entre os homens,introduzi o Dia do Trabalhador no meu calendário de há muito, e, a partir de hoje, ainda emocionada pelo que me foi dado ver através da televisão da grandiosidade de uma beatificação, passa também este a ser um dos marcos do meu 1ºdeMaio.
Karol Wojtyla é beato,para mim é santo! E não é que imagino São José a abraçá-lo com o carinho daquele pai que espera por um seu filho que já devia ter chegado e não é que vislumbro, entre névoas, lá ao fundo, minha Mãe a sorrir...?

Sem comentários: