10 agosto 2012

AGOSTO

Dizia o Pessoa «que bom é ter um livro para ler e não o ler...», na sequência de mais ou menos um hino ao não fazer nada, coisa que há uns tempos a esta parte vai tomando quase foros de indecência. Então se já se entrou na idade de descansar ( a 3ª ), torna- se verdadeiramente  vergonhoso dizer-se que se está ou esteve pura e simplesmente sem fazer nada, isto é, coisa nenhuma. Tudo e todos estão verdadeiramente orquestrados para mostrarem a sua indignação pela nossa preguiça e para nos empurrarem para que apanhemos estafadeiras inomináveis em nome do que entendem ser uma espécie de seguro de saúde... Isto cria atmosferas sociais desagradáveis, quando não ridicularizantes... Mas eu quero que isto que acabo de escrever  sirva aqui de introdução a uma quase mea culpa por ter tido  em vários dias para trás uns "casos de consciência" por não vir ao meu blog, quando por um lado tinha vontade de o fazer, e por outro me assaltava a tal preguiça não só  estival... Vejamos.

 Dia 8 _ Àlém de não gostar de alardear as minhas razões de sofrimento, sem um qualquer envolvimento poético, foi este ano tão mais dolorosa do que era costume a lembrança quase minuto a minuto do último dia de vida da minha Mãe, que não consegui aquele mínimo de tranquilidade de que se precisa para dizer, escrevendo ou falando, a saudade, a falta, o vazio...
... E depois, sendo o dia de celebrar SÃO  DOMINGOS, assaltaram-me, de mistura, as palavras doces e as acções de carinho e ternura das minhas amigas DOMINICANAS que , em Fátima , tive a sorte de ter tido por conselheiras atentas e diponíveis. Foi um dia de grande turbulência sentimental... »ter um blog ... e não o cumprir...»
Dia 9 _ O que eu gostaria de ter "envergadura" para contar aqui a minha admiração por EDITE STEIN  ! Talvez um dia o faça, a recordar tanto sofrimento e força que me foram apresentados quando, há já tantos anos, visitei um certo museu em ISRAEL.. Tudo tem a ver com tudo, mas não podemos estar cansados de verão...
Dia 12_  O meu querido e nunca bastante louvado, antes parece que cada vez mais esquecido MIGUEL  TORGA ! Se fizesse festa de anos, eram já 105 ! « HOMEM INTEIRO ÉS...» Dizia eu sobre ele num soneto que lhe dediquei nos verdores do meu primeiro livrinho publicado... Torga arranjou maneira de ser mesmo "inteiro" na sua vida desde menino, rijo no contacto com as suas penedias de nascença, suave no contacto com o sofrimente dos outros, tantos seus pacientes...
Dia 10 _ Afinal ainda me faltava outra celebração centenária que a minha memória deixa esparsa sobre qualquer memorial, porque este homem pegou na  Vida e no-la ofereceu como quem diz : tomem lá, este é o meu país e há-de ser sempre esta a sua gente, e vocês a reconhecerão também em vós, ás vezes... JORGE AMADO.  A  tempos, todos fomos  capitães da areia, coronéis, gabrielas, sinhôsinho  Malta, seu Nacib...
Quão  grande este mês de Agosto !
De que eu nem  gosto, vejam só .


1 comentário:

Anónimo disse...

Querida Tia Maria de Lourdes

um bj amigo Vera