20 julho 2012

PÁTRIA ANTIGA

          Que de uma pátria antiga
          se tratava
          foi-me herança
          encontrada
          quando vim...


          Que de uma pátria antiga
          eram os trilhos que pisava
          fui percebendo aos poucos
          ao perceber-me a mim.


          Que de uma pátria antiga
          eram a língua e os livros
          e os poetas
          aprendi, decorei
          e, apaixonada,
          os segui e adorei
          como a profetas...


          Que de uma pátria antiga
          sou pertença
          terreno, património
          erva daninha,
          não duvido.


          Nem espero que adormeça
          sem na sua textura me envolver....


          Porque uma pátria antiga
          é vida ... Que remoça
          e recomeça
          se a amarmos tanto que não possa morrer..


em memória de José Hermano Saraiva
retirado do meu livro Sinestesias

Sem comentários: