03 julho 2011

Fim de festas

Há uma cantiguinha muito popular SANTO ANTÓNIO já se acabou/ e o SÃO PEDRO vai-se acabar/ SÃO JOÃO,SÃO JOÃO, SÃOJOÃO, dá cá um balão para eu brincar...E assim a cantar ou a acompanhar em pensamento os que cantavam lá atravessámos aquela maré cheia de festividades de todo o país, pois nem o respeitabilíssimo São Pedro, quase sempre acompanhado do seu incansável amigo São Paulo, deixa de ser festejado, com menores exuberâncias é certo, mas em demonstrações de devoção igualmente populares. Agora que se acabaram as festas, reencontramo-nos todos de novo mais ou menos cabisbaixos a ser levados pelas exigências pagãs de incensar aquela que se arvorou na nossa deusa universal, a ECONOMIA !
Quem diria que nós, o povo português, crente e devoto aDeus, ao Deus das nossas origens e tradições, iria um dia afligir-se tanto por uma questão que ele nunca se havia lembrado de considerar primordial para a sua vida ?
Imersa então nestes pensamentos e seus correlativos inevitáveis, encontrei-me hoje no Evangelho de São Mateus ( 11, 25-30) com esta frase de Jesus «vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu, que sou manso e humilde de coração, vos aliviarei»

Já esta frase me estava a "convidar" quando o celebrante da missa entra na sua homilía e ás tantas nos diz mais ou menos isto : Todos nós, quando chegamos a um ponto de extremo cansaço, desgosto ou aflição ,temos tendência ou para procurar um divertimento, uma distração,ou um repouso físico e a verdade é que aquilo que deu origem ao nosso mal-estar acaba por sempre ficar ,embora abafado,soterrado, e, na primeira oportunidade, volta a "atacar".Quantos de nós, no entanto, não sentimos um enorme alívio quando desabafamos com um amigo que nos ouve com atenção e carinho ?Não é uma sensação repousante e às vezes até proporcionadora do encontro de uma solução ? É nisto que devemos pensar ao ler esta frase de Jesus que aqui se nos oferece como o melhor dos amigos .Foi mesmo o que guardei para mim no dia de hoje.E o que ponho em prática e sei de como é absolutamente verdadeiro.Por isso aqui registo este "pormenor" deste meu dia, com um enorme desejo de que haja quem me leia e siga este conselho.Agora, que há tanta aflição por aí...


i

Sem comentários: