24 agosto 2011

O diabo à solta ?



Aprendi com a gente do mar da praia da minha juventude que, sendo habitualmente este dia exageradamente ventoso, isto era porque em DIA de SÃO BARTOLOMEU anda o diabo á solta. E hoje é dia de São Bartolomeu. Porém, pelo menos em Lisboa, não há o mínimo vento. Apetece-nos pois pensar nesta relação diabo - SãoBartolomeu, e pôr "preto no branco" o que sabemos ou julgamos que sabemos sobre esta estranha associação.
Na História de França, esta relação é um dos seus capítulos negros, uma vez que foi neste dia a grande matança de São Bartolomeu ou matança dos huguenotes.Nada mais, nada menos do que o resultado de pequenas e incessantes desavenças de origem religiosa mas em que nunca deixaram de estar interligados os imensos casos de intriga política que tiveram na sua génese uma Catarina de Médicis, raínha fria e calculista, mãe de dez filhos, principes fracos na saúde e na governação, que se foram sucedendo criados no ódio de sua vigorosa MÃE aos protestantes ( era a plena REFORMA, com Calvino, iniciada por Lutero na Alemanha) . Com o conseguido consentimento do filho Carlos IX, foi dada ordem para um dos mais espantosos e cruéis massacres de toda a História na noite de São Bartolomeu, com vista a exterminar os protestantes franceses. A uma selvajaria destas só podia seguir-se uma série de guerras civis e tanta crueldade marcou fundo o coração do mundo de seiscentos. Daí nasceria a ideia do tal diabo à solta que chega ainda até nós ?
Refrescante é a verdadeira campanha que BentoXVI vem desenvolvendo ( lembro o en contro de Madrid, agora mesmo ) em prol da convivência, da generosa e alegre procura do que pode unir a humanidade e torná-la capaz e digna de olhar o outro se não com complacência, pelo menos com respeito e aceitação...

Sem comentários: