28 julho 2011

As férias por aí...

E então, pronto , estamos em férias ! Porque falo no plural ? É que isto de férias ( feria romana, feira medieval ) adquiriu um tal valor social, um tal valor simbólico, um tal chic, que é mesmo quase uma camuflagem falar-se em merecido descanso,quando ele só o é para uma mínima parcela daqueles que realmente se dão ao luxo de as desfrutarem...E então, como expressão social que as férias são ( especialmente estas de verão ), mal ficaria que não fosse todo o agregado familiar mostrar-se«ó pra nós em férias», parafraseando aquele cómico que tão bem apanha os ridículos todos de todos... Pois no meu micro-agregado familiar até o gato foi de férias e não foi lá qualquer Punta Cana ou Ibiza, não senhor, que o acolheu.Posso dizer que voou mais alto e foi-lhe dado abeirar-se das mais altas figuras da governação , enquanto que a sua humilde dona teve que contentar-se com modestos ambientes de meditação espiritual, longe das tentações de patuscadas ou compras...Assim vai o mundo, esta feira de vaidades que até ,daquilo que pode ser um são retempero de forças ou ânimos exaustos ,faz uma exposição de exibicionismos que,na dura época em que vivemos, não abona muito quem se exibe...

20 julho 2011

Hoje e a Lua



Quem dos meus amigos pensou em mim hoje,DIA DO AMIGO ?
Em 1969, num 20 de Julho assim, foi a minha maior madrugada, como nunca fizera alguma, nem voltei mais a fazer... Apenas e só para ter aquela emoção, às lágrimas ( acredite quem ler) de ver a espantosa primeira pégada, e a segunda, e a terceira, e por aí fora... ...do ser humano na LUA !Todos vestidos de branco, a saltitarem , leves de Gravidade, e auréolados por uma poeirinha branca ou muito clara, aqueles homens poderiam ser os anjos da nossa modernidade, dos sonhos da nossa universalidade, das imaginadas hipóteses de uma aproximação ao Deus da nossa fé... Tão lindo ! ! ! Mais tarde, como sempre acontece, sei-o agora, desmoronam-se os sonhos, ou melhor, as hipóteses dos sonhos... Alguém se lembrou, talvez para que se não perca tudo, de marcar este dia duma certa cor de humanidade e assim se criou o DIA DO AMIGO. Sabiam ?
É HOJE !

10 julho 2011

LIXO

Tenho um velho vício e dele não me envergonho! Quem, dos meus amigos, sabe da sua existência chama-lhe "chucha para os ouvidos"...Como já se percebeu, durmo com uma pequena telefonia sempre ligada, junto à almofada de cabeceira. Por isso, oiço coisas interessantíssimas a qualquer hora da noite e acordo de manhã a ouvir as vozes habituais e as músicas habituais, antes ou depois ou de mistura com notícias fresquinhas, conselhos de bem-viver, coisas da minha fé e religião e meteorologia para utilizar no dia que começa. Eu disse oiço mas às vezes já apenas adivinho pelos sons iniciais aquela música que fica a repercutir-se na minha cadeça e muitas vezes a dar-me uma espécie de incentivo para o dia, muito conforme as coordenadas do meu acordar... Hoje lá apareceu pela enésima vez o Louis Armstrong com o maravilhoso What a beautiful world... Estava ainda um lusco-fusco muito das minhas deshoras matinais e eu fui até à janela que a essas horas tem o concerto privado de uma boa dezena de melros irrequietos por entre a ramaria do álamo que ali vive comigo há cerca de cinquenta anos... What a beautiful world ! ! ! Porque seria que, quando voltei para a cama ,estava irritada, e a congeminar mil maneiras de obrigar certas pessoas a explicarem-se sobre a irresponsabilidade de colocarem no LIXO deles, feito das mais repugnantes imundicies materiais, o nome de um pequeno país onde na Grande Cidade ainda cantam pássaros e se pode ouvir o Armstrong achando que ele tem razão ?
What a beautiful Portugal ! ! !

03 julho 2011

Fim de festas

Há uma cantiguinha muito popular SANTO ANTÓNIO já se acabou/ e o SÃO PEDRO vai-se acabar/ SÃO JOÃO,SÃO JOÃO, SÃOJOÃO, dá cá um balão para eu brincar...E assim a cantar ou a acompanhar em pensamento os que cantavam lá atravessámos aquela maré cheia de festividades de todo o país, pois nem o respeitabilíssimo São Pedro, quase sempre acompanhado do seu incansável amigo São Paulo, deixa de ser festejado, com menores exuberâncias é certo, mas em demonstrações de devoção igualmente populares. Agora que se acabaram as festas, reencontramo-nos todos de novo mais ou menos cabisbaixos a ser levados pelas exigências pagãs de incensar aquela que se arvorou na nossa deusa universal, a ECONOMIA !
Quem diria que nós, o povo português, crente e devoto aDeus, ao Deus das nossas origens e tradições, iria um dia afligir-se tanto por uma questão que ele nunca se havia lembrado de considerar primordial para a sua vida ?
Imersa então nestes pensamentos e seus correlativos inevitáveis, encontrei-me hoje no Evangelho de São Mateus ( 11, 25-30) com esta frase de Jesus «vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu, que sou manso e humilde de coração, vos aliviarei»

Já esta frase me estava a "convidar" quando o celebrante da missa entra na sua homilía e ás tantas nos diz mais ou menos isto : Todos nós, quando chegamos a um ponto de extremo cansaço, desgosto ou aflição ,temos tendência ou para procurar um divertimento, uma distração,ou um repouso físico e a verdade é que aquilo que deu origem ao nosso mal-estar acaba por sempre ficar ,embora abafado,soterrado, e, na primeira oportunidade, volta a "atacar".Quantos de nós, no entanto, não sentimos um enorme alívio quando desabafamos com um amigo que nos ouve com atenção e carinho ?Não é uma sensação repousante e às vezes até proporcionadora do encontro de uma solução ? É nisto que devemos pensar ao ler esta frase de Jesus que aqui se nos oferece como o melhor dos amigos .Foi mesmo o que guardei para mim no dia de hoje.E o que ponho em prática e sei de como é absolutamente verdadeiro.Por isso aqui registo este "pormenor" deste meu dia, com um enorme desejo de que haja quem me leia e siga este conselho.Agora, que há tanta aflição por aí...


i